Minha inserção profissional

Euler Sandeville Jr.
Professor Associado da Universidade de São Paulo
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO – graduação e pós-graduação (11 3091-4544)

meu currículo (abre em outra janela)

FORMAÇÃO

  • Arquiteto e Urbanista (Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 1981)
  • Arte Educador (Faculdade de Belas Artes,1984)
  • Mestre em Estruturas Ambientais Urbanas (Universidade de São Paulo, A Herança da Paisagem, 1993)
  • Doutor em Estruturas Ambientais Urbanas (Universidade de São Paulo, As Sombras da Floresta. Vegetação, Paisagem e Cultura no Brasil, 1999)
  • Pós-graduação em Ecologia (Universidade São Judas Tadeu, 1996)
  • Livre Docente em Arquitetura e Urbanismos (Universidade de São Paulo, Paisagens Partilhadas, 2011)

INSERÇÃO PROFISSIONAL

  • Professor Associado da Universidade de São Paulo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

LINHAS DE PESQUISA DOCENTE NA USP (reunindo pesquisadores de diversas áreas de formação, desde iniciação científica até pós-doutoramento):

  • HISTÓRIA DA CULTURA: PAISAGEM, ARTES E PAISAGISMO (2001- em curso, http://anaturezaeotempo.net.br/). Descrição: É um estudo (que teve início na década de 1980) das heranças, sensibilidades e ideários na apreciação e transformação das paisagens, das formas de sua representação e conceituação e na constituição de um campo de atuação profissional designado como paisagismo ou arquitetura da paisagem. Indaga-se sobre a construção histórica da noção moderna de paisagem e natureza e da noção contemporânea de natureza e ambiente, em uma perspectiva crítica dos nexos culturais no processo de sua produção. Pretende-se seu desenvolvimento a partir de abordagens integrativas de diferentes séries documentais (narrativas, memórias, relatórios, artes plásticas, música, cinema, e outras fontes) e da construção do espaço (arquitetura, urbanismo e urbanização, paisagismo) no contexto social, cultural e histórico em que se engendram. Coloca-se em indagação as visões de mundo e significados, bem como os esforços interpretativos, que os diversos sujeitos e projetos mobilizam no âmbito do imaginário e da cultura e nos processos de produção social das paisagens, suas formas de subjetivação, apropriação, valoração e gestão.
  • PAISAGEM, CULTURA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL (2001, parcialmente desativada em 2015 ). Descrição: A pesquisa encontra-se parcialmente encerrada e teve como ênfase o estudo de CONCEITOS, MÉTODOS, PROCESSOS COLABORATIVOS E APRENDIZAGEM EM AÇÃO para compreensão e transformação das paisagens em que vivemos. Deu origem em 2005 ao grupo de pesquisa Paisagem Cultura e Participação Social e ao Laboratório Gestão e Projeto do Espaço, denominado a partir de 2010 Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade, e contribuiu para a criação de Monumento Natural em Atibaia, de projetos educativos comunitários e de conservação do patrimônio cultural, de legislação urbanística inovadora (Territórios de Interesse da Cultura e da Paisagem), Observatório de Remoções, Universidade Livre e Colaborativa e outros desdobramentos importantes. Adotou-se a noção de paisagem como experiência partilhada socialmente construída (Sandeville Jr., 2011), reconhecendo suas tensões e contradições, evidenciando o drama humano que abrigam em sua dimensão histórica, ecológica e cultural. Seus fundamentos, projetos, áreas trabalhadas em diversas regiões do país e no exterior estão indicadas em http://www.espiral.fau.usp.br/. O objetivo foi estabelecer uma base conceitual e metodológica para estudos em um enfoque cultural das paisagens, valorizando a imersão e vivência do pesquisador como imprescindível ao estudo da paisagem, na apreensão crítica das percepções, valorações, modos próprios de construir e significar paisagens. Foram realizados também estudos no sentido de análise da gestão, enquanto ação institucional e de política pública e com referenciais de planejamento ambiental. A pesquisa realizou-se pela articulação com projetos de ensino, extensão e orientação a projetos de pesquisa e alunos de graduação, pós-graduação, iniciação científica e pré-iniciação científica, tendo gerado vários artigos em revistas acadêmicas e seminários técnicos, além de oficinas e workshops e ações em parceria com agentes públicos e da sociedade civil visando proteção ambiental e qualificação do espaço público urbano, a partir de processos participativos. Foi dada grande atenção à vivência dos pesquisadores e seus interlocutores em sua dimensão existencial e antropológica, aos estudos de história oral e observação participante e à contextualização nos processos de produção social do espaço e nas relações sociais implicadas nesses processos em particular. Desde 2008 a pesquisa adotou como prioritário estudos na Região Metropolitana de São Paulo e busca agregar ao que já se trabalhava na etapa anterior processos colaborativos de construção de conhecimento e de construção de políticas públicas. Entre 2011 e 2014 gerou o projeto Universidade Livre e Colaborativa, desenvolvido com moradores de região de Perus.

 

  • GRUPO DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA CULTURA: NATUREZA, ARTE E PAISAGEM

 

INSERÇÃO INSTITUCIONAL

  • Coordenador (2005-2008) e Vice-Coordenador (a partir de 2008-2014, 2017-2019) da Área de Concentração Paisagem e Ambiente do Programa de Pós-Graduação da FAU.USP. Coordenador do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM.USP – 2006 a 2010). Membro de colegiados (Congregação, Conselho de Departamento, Comissão de Extensão, Grupo de Apoio Pedagógico, Coordenador de Grupo de Disciplinas).
  • Coordenador do Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade (LABCIDADE, FAU USP, 2005-2015), líder do Grupo de Pesquisa (FAU USP/CNPQ) “PAISAGEM, CULTURA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL” (2005-2015), líder e vice-líder do Grupo de Pesquisa “PAISAGEM, CIDADE, HISTORIA” (FFLCH USP, 2008-…), líder do Grupo de Pesquisa HISTÓRIA DA CULTURA: NATUREZA, ARTE E PAISAGEM (FAU USP, 2016-…)
  • Trabalhou em ensino de I e II Graus e Supletivo, Museus, Teatros, Faculdades de Arquitetura, na Secretaria de Cultura e na Secretaria de Habitação de São Paulo, em escritório próprio com projetos premiados.