projetos de pesquisa e extensão (2001-2016)

Os projetos indicados nesta página estão encerrados.

2003-2015 PROCESSOS COLABORATIVOS E APRENDIZAGEM EM AÇÃO
Descrição: A proposta de uma UNIVERSIDADE LIVRE E COLABORATIVA foi um projeto definido em processo, a partir da qual o Núcleo de Estudos da Paisagem do LABCIDADE pauta uma parte relevante de suas pesquisas e projetos didáticos e que tem encontrado parceiros importantes em vários momentos na cidade. Vem se solidificando desde 2011 com as parcerias na região de Perus, tendo como referência territorial além dos distritos de Anhanguera e Perus, a região definida a partir dos Parques do Juqueri, Jaraguá e Anhanguera. Essa era uma proposta que havia na criação do Núcleo de estudos da Paisagem em 2003, e que veio a se mostrar convergente com projetos já existentes nessa região, sobretudo a partir dos parceiros em Perus. No entanto, diversas foram as experimentações didáticas anteriores (realizadas pelo grupo) sob essa perspectiva. Já se desenvolveram ações através de disciplinas em Atibaia (2007), Heliópolis (2009), Brasilândia (2010) e Perus (2012 e 2013) além de pesquisas de iniciação a doutorado em Brasilândia, Heliópolis, Jardim Julieta, Perus e na área de mananciais na zona sul..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Integrantes: Euler Sandeville – Coordenador / Cecilia Maria de Morais Machado Angileli – Integrante / Rosana Vieira – Integrante / Catarina Faria Alves Silveira – Integrante / Juliana Moreno – Integrante / Claudia Cruz Soares – Integrante / Gabriella Radoll – Integrante / Larissa Elize Nebesnyj – Integrante / Rafael Siqueira – Integrante / Priscila Ikematsu – Integrante / Gabriel de Andrade Fernandes – Integrante / Ana Cristina Vellardi – Integrante / Juliana Simionato – Integrante / Andreas Oliveira Guimarães – Integrante.

2014-2016 ÁREAS VERDES E RESERVAS ECOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Descrição: Grupo de Trabalho interdisciplinar envolvendo docentes de diversas unidades e campi da USP. Fui coordenador na primeira etapa (novembro de 2014 a junho de 2015).
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Integrantes: Euler Sandeville – Integrante / Paulo Pellegrino – Integrante / Sueli Angelo Furlan – Coordenador / Marcelo Pereira de Souza – Integrante / Ricardo Ribeiro Ridrigues – Integrante / Elenice Mouro Varanda – Integrante / Pedro Henrique Santin – Integrante / João Carlos Teixeira Mendes – Integrante / Gemma Pons Agnelli – Integrante / Márcia Mauro – Integrante / Clara Zorigian – Integrante / Antonio Carlos Sarti – Integrante / Marcel Fantin – Integrante / Gabriela Furtado – Integrante / Marisa Mattos Fiers – Integrante / Pedro Henrique Brancalion – Integrante / Maria Estela Gaglianone Moro – Integrante / Neli Aparecida de Mello-Théry – Integrante.

 2013-2014 OFICINA DA CIDADE
Descrição: Oficinas realizadas em Perus abertas a comunidade em conjunto com disciplinas de graduação da FAU, de Pós-graduação do PROCAM. Os trabalhos eram organizados juntamente com moradores e lideranças. Visavam construir coletivamente processos de conhecimento e de transformação das paisagens. Contribuiu para dar origem aos Territórios de Interesse da Cultura e da Paisagem no Plano Diretor de 2014..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Integrantes: Euler Sandeville – Coordenador / Sueli Angelo Furlan – Integrante / José Soró – Integrante / Mario Bortoto – Integrante / Maria Helena Bertolini – Integrante / Regina Célia Soares Bortoto – Integrante / Marcio Bezerra – Integrante.

2012-2015 OBSERVATÓRIO DE REMOÇÕES DA CIDADE DE SÃO PAULO
Descrição: LAB CIDADE E LAB HABI FAUUSP. https://www.observatorioderemocoes.fau.usp.br/ obs. As atividades do Observatório têm continuidade, a data de encerramento é apenas de minha participação no projeto O Observatório de Remoções é um grupo de pesquisa-ação da FAU/USP e da UFABC que tem por objetivo monitorar e desenvolver ações colaborativas com territórios ameaçados de remoções que desrespeitam as condições de moradia digna nos municípios de São Paulo e do ABC..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Integrantes: Euler Sandeville – Integrante / Cecilia Maria de Morais Machado Angileli – Integrante / Raquel Rolnik – Coordenador / Paula Freire Santoro – Integrante.

2012 – 2013 PLANO DE MANEJO DA APA DO TIETÊ
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Integrantes: Euler Sandeville – Coordenador / Gabriella Radoll – Integrante / Jurandyr Luciano Sanches Ross – Integrante / Cleide Rodrigues – Integrante / Marisa Mattos Fiers – Integrante / Neli Aparecida de Mello-Théry – Integrante / Fernanda Lemes – Integrante / Sandra Leite – Integrante / Osvaldo Ribeiro dos Santos – Integrante / Isabel Ginters – Integrante / Pablo Nepomuceno – Integrante.

2007 – 2010    APRENDIZAGEM SOCIAL PARA A GESTÃO INTEGRADA DOS RECURSOS HÍDRICOS
Descrição: Relaciona-se à Política e ao Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo. Centra-se na articulação entre a elaboração de diagnósticos e capacitação para a gestão compartilhada, através de ferramentas de Aprendizagem Social aliadas à negociação, para contribuir com o processo de tomada de decisão compartilhada, interdisciplinar e intersetorial sobre a gestão das águas. Alicerça-se no desenvolvimento de metodologias inovadoras para o diagnóstico socioambiental. (PROCAM USP)PESQUISA FAPESP POLÍTICAS PÚBLICAS:Diagnóstico socioambiental, aprendizagem social e modelos multi-agentes na definição de políticas públicas para a gestão integrada dos recurso hídricos e uso e ocupação do solo-fase I. Este projeto do Laboratório de Análise de Políticas Ambientais – LAPAM vinculado ao PROCAM/USP ressalta a importância de agregação de pesquisadores para pesquisa, reflexão e disseminação de conhecimento sobre políticas ambientais, com enfoque em áreas urbanas, enquanto objetos de estudo complexos. A articulação de pesquisadores em torno de uma proposta de pesquisa-ação é fruto da percepção que o grupo de pesquisadores tem sobre a necessidade de um olhar complexo, interdisciplinar e transversal da em torno. O projeto aborda a articulação entre as instâncias de gestão territorial e de gestão de recursos hídricos, tendo como base de referência a gestão integrada e compartilhada de recursos hídricos no Estado de São Paulo em torno de “situações problema” em três municípios no Estado de São Paulo. Objetivo principal: Desenvolver e aplicar metodologias sociais inovadoras e ferramentas para auxiliar na formulação de políticas públicas integradoras dos recursos hídricos e de uso e ocupação do solo em três municípios do Estado de São Paulo. Objetivos específicos:Pretende-se ainda, com o desenvolvimento do projeto:¢ Realizar um diagnóstico de “situações problema” e os conflitos pelo uso da água e do uso e ocupação do solo nas regiões envo.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Euler Sandeville – Integrante / Pedro Roberto Jacobi – Coordenador / Ana Paula Fracalanza – Integrante / Wagner da Costa Ribeiro – Integrante / Wanda Gunther – Integrante / Maria Tereza Pepe Razzolini – Integrante / Ana Lúcia Brandimarte – Integrante / Mônica Porto – Integrante.

2009 – 2014    2009-2014 POLÍTICAS PÚBLICAS E IMPACTO SOCIOAMBIENTAL NA REGIÃO MANANCIAIS DE SÃO PAULO
Descrição: O projeto teve início a partir da participação no Plano De Manejo Dos Parques Da Compensação Ambiental Do Rodoanel Trecho Sul, que visou a elaboração interdisciplinar envolvendo várias unidades da USP dos Planos de Manejo dos Parques Naturais Municipais do Jaceguava, Itaim, Varginha, Bororé e Linear (São Paulo), Pedroso (Santo André), Riacho Grande (São Bernardo do Campo), e os dos municípios de Embu e Itapecerica da Serra. Esse trabalho possibilitou criar uma equipe de pesquisadores, dando origem a um grupo de trabalho dentro do Núcleo de Estudos da Paisagem do Labcidade, envolvendo estagiários, trabalhos de conclusão de curso, iniciação e mestrados. Sua articulação com outras pesquisas do Núcleo contribuiu para uma compreensão das dinâmicas recentes de transformação das paisagens, das desigualdades sociais e das ações do poder público em consonância com esses interesses de cosntrução social do espaço e sua problemática socioambiental..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Integrantes: Euler Sandeville – Coordenador / Gabriella Radoll – Integrante / Simone Miketen – Integrante / Priscila Ikematsu – Integrante / Melissa Kikumi Matsunaga – Integrante.

2009-2012 PLANO DE MANEJO DA COMPENSAÇÃO AMBIENTAL DO TRECHO SUL DO RODOANEL
Descrição: Elaboração dos Planos de Manejo dos Parques Naturais Municipais do Jaceguava, Itaim, Varginha, Bororé e Linear (São Paulo), Pedroso (Santo André), Riacho Grande (São Bernardo do Campo), e os dosmunicípios de Embu e Itapecerica da Serra. O Plano de Manejo deverá conter análises sobre os Parques, sua inserção local e regional e relação com o entorno, propondo um desenho que enfatize diretrizes também para a Zona de Amortecimento. Apresentará propostas de zoneamento, dos principais objetivos e e atividades consolidadas nos programas de manejo. Analisará e apresentará também propostas enfocando aspectos institucionais e administrativos, de maneira a potencializar a capacidade interna dos Parques para geração de receitas e gerenciamento adequado das ações necessárias, assim como dos órgãos gestores das prefeituras.Coordenação: Sueli Angelo Furlan. Coordenadores temáticos: Gestão Executiva: Maria Célia Cortez. GEOMORFOLOGIA (Jurandyr Luciano Sanches Ross), PEDOLOGIA (Sidneide Manfredini), VEGETAÇÃO E CARTOGRAFIA GEOBOTANICA (Waldir Mantovani), ANÁLISE DA ESTRUTURA DA PAISAGEM: ESTUDO DA FRAGMENTAÇÃO (Sueli Angelo Furlan), FAUNA (Érika Hingst-Zaher), CLIMATOLOGIA (Emerson Galvani), GEOMORFOLOGIA FLUVIAL (Cleide Rodrigues), GEOLOGIA (Edgard Santoro), CARTOGRAFIA E USO DA TERRA (Ailton Luchiari), PERFIL SOCIOECONOMICO (Simone Scifoni), GEOPROCESSAMENTO (Alfredo Pereira de Queiroz), BASES LEGAIS E GESTÃO (Sandra Aparecida Leite), GESTÃO INSTITUCIONAL (Cléa de Oliveira), PROGRAMA DE PESQUISA (Waldir Mantovani), PROGRAMA DE INTERAÇÃO SOCIOAMBIENTAL (Luis Carlos Beduschi Filho), PROGRAMA DE USO PÚBLICO (Sidnei Raimundo), PROGRAMA DE INFRA-ESTRUTURA (Euler Sandeville)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Integrantes: Euler Sandeville – Integrante / Waldir Mantovani – Integrante / Sueli Angelo Furlan – Coordenador / Sidneide Manfredini – Integrante / Jurandyr Luciano Sanches Ross – Integrante / Cleide Rodrigues – Integrante / Ailton Luchiari – Integrante / Simone Scifoni – Integrante / Cléa de Oliveira – Integrante / Luis Carlos Beduschi Filho – Integrante / Sidnei Raimundo – Integrante.
Número de orientações: 3.

2013 – 2014 POLÍTICAS PÚBLICAS E IMPACTO SOCIOAMBIENTAL: O CASO DO RODOANEL NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO
Situação: Concluído; Natureza: Extensão. Projeto de Cultura e Extensão, PROCAM
Alunos envolvidos: Graduação ( 1) .
Integrantes: Euler Sandeville – Coordenador / Miguel Marques Crochik – Integrante.
Número de orientações: 1.

2010 PROJETO COLABORATIVO LABCIDADE/CICAS
Descrição: Desenvolvimento colaborativo de projeto arquitetônico para coletivo CICAS (Centro Independente de Cultura Alternativa e Social ), no Jardim Julieta. Envolveu mediação com a Prefeitura do Município (Sub-Prefeitura da Vila Maria), e elaboração do projeto inicialmente com o coletivo e alunos da FAu e depois com a Secretaria Municipal de Cultura..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) .
Integrantes: Euler Sandeville – Coordenador / Larissa Elize Nebesnyj – Integrante / Rafael Siqueira – Integrante / José Rollemberg – Integrante / Leon Yajima – Integrante / Wanderley Ariza – Integrante / Luiz Carlos Sendro Junior – Integrante / Roger Duran – Integrante.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1.

2010 À MARGEM DO CINEMA: VIDAS IMAGINADAS NA BRASILÂNDIA
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação ( 1) .
Integrantes: Euler Sandeville – Coordenador / André Manfrim – Integrante.

2008-2009 PROJETO PEDRA GRANDE
Descrição: Foi realizado em uma área tombada pelo Condephaat (Processo n°. 22.366/82) e protegida por lei municipal (Lei n° 1.726, proc. n° 6471/80 de 03 de novembro de 1980), abrangendo terrenos de propriedade particular relativos aos municípios de Atibaia e Bom Jesus dos Perdões. A área do refúgio da Pedra Grande corresponde ao lajedo situado no cume e inclui os solos litólicos das vertentes. Dada a necessidade de preservação de sua natureza insular e à sensibilidade ao efeito do fogo e outras fontes de perturbação, é necessária a preservação da matriz de vegetação mais mesofítica do entorno, incluindo as matas semidecíduas do Parque da Grota Funda. Além da óbvia contribuição para a biodiversidade total, a preservação da vegetação de refúgios xéricos torna-se de extrema importância neste momento em que se presenciam mudanças globais extremas, que apontam para a possibilidade de ocorrência de períodos de extrema aridez. Propõe-se um enfoque que depende de conhecimentos derivados das Ciências da Terra e das Ciências Sociais, incorporando procedimentos e técnicas de planejamento e gestão. Tal postura implica na abordagem da paisagem para além das questões das formas e estruturas biofísicas, isto é, considerando-as em relação às práticas humanas que influem em sua transformação e significação como um fato cultural e como produção social do espaço. Investiga assim os nexos entre áreas disciplinares como contribuição para o entendimento da paisagem, vinculando-as também a saberes diversos decorrentes da vivência e do cotidiano das populações envolvidas, considerando as tensões, contradições e conflitos sociais do espaço e o entendimento dos processos naturais em interação com as ações humanas. Foram desenvolvidos estudos na municipalidade para a criação de uma nova unidade de conservação na Serra, com sua transformação em Monumento Natural..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico ( 5) .
Integrantes: Euler Sandeville – Coordenador / Thiago Uehara – Integrante / Sergio Tadeu Meirelles – Integrante / Ricardo Arantes – Integrante / Olidan Pocius – Integrante / Antônio S. Castilho – Integrante / Clébia Carvalho – Integrante / Davi Roncoletta – Integrante / Erica Goto – Integrante / Jonathan Américo – Integrante / Kelly Cristina Melo – Integrante / Marcelo Oliveira – Integrante / Michael Mil – Integrante / Roberta Thomaz – Integrante / Vinícius Gaburro – Integrante.

2005 PROJETO E FÓRUM DA PAISAGEM DO PIRAJUSSARA
Descrição: org Euler Sandeville, Associações e lideranças do Pirajussara. Fórum: Prog.: 23/11 OPERAÇÃO URBANA VILA SÔNIA (com Candido Malta Campos-FAU.USP, Lucila Lacreta -CMPU/União Butantã, Nabil Bonduki-FAU.USP, Pedro M. Rivaben Sales- SEMPLA; 27/11 CIDADE E CIDADANIA: VIVER JUNTOS (com Aline Sasahara Coutinho-AMAPAR, Diva Nunes-Movimento Moradia Cohab Raposo Tavares, Djalma Kutxfara-Comissão De Enchente Do Pirajussara E Poá, Marcia Varioletti-ASSEC, Regina Luísa Barros-SVMA / DECONT, Solange Santos Sanchez- Subprefeitura Do Butantã/ Sup. Planejamento Urbano, 28/11 COMO APRENDER JUNTOS? (com Alexandre Rathsan-Secretário Executivo – Bacias Irmãs, Ana Elisa Siqueira- Diretora EMEF D. Amorim Lima, Cesar Pegoraro- Sos Mata Atlântica, Nidia Pontuschka-FE.USP, Silvia Pompéia-ABDL), 06/12 PROJETOS URBANOS: DIMENSÕES, SÓCIO-AMBIENTAIS; oficinas e debates: 02/12 DERIVA URBANA; 08/12 APRENDER PARA A CIDADE”.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Integrantes: Euler Sandeville – Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1.
2005 – 2006    2005-2006 PROJETO ARICANDUVA
Descrição: Em parceria com a Prefeitura do Município de São Paulo, Sub Aricanduva, envolvendo alunos de graduação e processo coletivo de projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Integrantes: Euler Sandeville – Coordenador / Fabio Maris Gonçalves – Integrante.

2005-2006 FÓRUM DA PAISAGEM
Descrição: FÓRUM DA PAISAGEM: ORIGENS DO JARDIM PÚBLICO EUROPEU (org. e exposição Euler Sandeville Jr., abril de 2005) ……..FÓRUM DA PAISAGEM: PAISAGISMO MODERNO NO JAPÃO (org. Euler Sandeville e com Hugo Segawa, com Christian Tschumi Modernizing the Japanese Garden) ……..FÓRUM DA PAISAGEM: PAISAGENS DA RESISTÊNCIA (org. Euler Sandeville, com Roberto Bonino: Paisagem Urbana E O Movimento Tupamaro No Uruguai Nas Décadas De 60 E 70, Philip Gun: A Paisagem Rural Dos Assentamentos Zapatistas No México, Raul Pereira: Paisagem E Movimento Social: O Projeto E Implementação Da Escola Rural Do Movimento Dos Sem-Terra (MST) em Guararema, SP, maio 2005)……..FÓRUM DA PAISAGEM: ARTE E PAISAGEM (org Euler Sandeville, com Christian Tschumi: Mirei Shigemori – Renewing The Japanese Garden, Eliane Guaraldo: Iconografia E Paisagem, Euler Sandeville: Arte, Projeto E Paisagem, maio e junho de 2005)……..FÓRUM DA PAISAGEM: PRAÇA E CIDADE (org. Euler Sandeville, com Prof. Dr. Eugênio Queiroga, Prof. Dr. Vladimir Bartalini, Arq. Dr. Fabio Robba, set 2005)……..FÓRUM DA PAISAGEM: TOMBAMENTO DA SERRA DO MAR: 20 ANOS, com Prof. Dr. Aziz Ab Saber, (nov 2005 org Euler Sandeville e Sueli Furlan)……..FÓRUM DA PAISAGEM: TOMBAMENTO E GESTÃO: PEDRA GRANDE, ATIBAIA, POR UM PLANO RESPONSÁVEL PARA A SERRA DO ITAPETINGA (Cine Itá, Atibaia, org Euler Sandeville e Sérgio Tadeu Meirelles em parceria com COMTUR Atibaia, COMDEMA Atibaia, out 2007)……..FÓRUM DA PAISAGEM: ÁGUA NA PAISAGEM URBANA – UM NOVO ENFOQUE DE PROJETO (Org. Euler Sandeville e Paulo Pellegrino, com Nathaniel S. Cormier, ASLA, LEEDTM AP Jones & Jones Architects and Landscape Architects, Ltd., Seattle, EUA, set de 2006)..
Situação: Desativado; Natureza: Extensão.
Integrantes: Euler Sandeville – Coordenador.

2005-2006 PROJETO ESPECIAL EM CULTURA E EXTENSÃO: HISTÓRIA DA PAISAGEM?
Descrição: Enfrentar a questão metodológica e conceitual dos estudos históricos da paisagem e do paisagismo, aproveitando uma série de oferecimentos da disciplina AUP 5810-paisagismo, do curso de pós-graduação da unidade. A cada oferecimento da disciplina são convidados professores e pesquisadores com pesquisas de expressão na área, que vão se rebatendo e informando uma discussão das bases conceituais e metodológicas da história da paisagem e do paisagismo. Visa questionar as categorias de análise da história do paisagismo, avançar em uma visão mais abrangente que contribua para superar lacunas, atualizar e difundir os estudos ainda muito isolados na área no Brasil e atualizar conceitualmente com estudos realizados em centros de pesquisa no exterior que buscam uma renovação da historiografia tradicional na área. CONTEÚDO E CRONOGRAMA DA AUP5810, 2005: 14/03. HISTÓRIA DO PAISAGISMO E DA PAISAGEM – EULER SANDEVILLE, HUGO SEGAWA, CARLOS ROBERTO MONTEIRO DE ANDRADE E PROFESSORES CONVIDADOS 21/03. A CIDADE ITALIANA E A TRATADÍSTICA RENASCENTISTA – MARIO HENRIQUE D’AGOSTINO 28/03. RENASCENÇA E BARROCO: FANTASIA E SEDUÇÃO (ITÁLIA) – EULER SANDEVILLE 04/04. O JARDIM PÚBLICO EUROPEU – HUGO SEGAWA 18/04. PAISAGISMO E ESPAÇO PÚBLICO NA PENÍNSULA IBÉRICA – 15:00-17:00 ANA PAULA MEGIANI E 17:30-19:30 BEATRIZ  BUENO 25/04. ALAMEDAS E PASSEIOS LATINO-AMERICANOS – HUGO SEGAWA 02/05. RENASCENÇA E BARROCO: FANTASIA E SEDUÇÃO (FRANÇA) – EULER SANDEVILLE 09/05. PAISAGISMO PINTURESCO – CARLOS ROBERTO MONTEIRO DE ANDRADE 16/05. PAISAGISMO PINTURESCO – CARLOS ROBERTO MONTEIRO DE ANDRADE 23/05. O SISTEMA DE ESPAÇOS LIVRES URBANOS DE HAUSSMANN E ALPHAND – VLADIMIR BARTALINI 30/05. PAISAGISMO DO MOVIMENTO DE CIDADES JARDINS NA INGLATERRA – (UNWIN, PARKER, JEKYLL, LUTYENS, JELLICOE) – CARLOS ROBERTO MONTEIRO DE ANDRADE 06/06. OLMSTED E O MOVIMENTO CITY BEAUTIFUL -CATHARINA LIMA 13/06. CIDADE INDUSTRIAL E ESPAÇO PÚBLICO – CAMILLO SITTE E TONY GARNIER – EULER SANDEVILLE 20/06. O PAISAGISMO DE JENS JENSEN E JEAN FORESTIER- CARLOS ROBERTO MONTEIRO DE ANDRADE.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Integrantes: Euler Sandeville – Coordenador.